Gripes e Resfriados
Como prevenir as doenças de inverno
Todas as infecções das vias aéreas (gripes, resfriados, amigdalites, sinusites, otites, bronquites e sinusites) são mais comuns no inverno. De forma geral, são agravadas pelo acúmulo de poluição na atmosfera, além do clima frio. Se não forem tratadas corretamente, podem ocorrer as recidivas, nome dado para um novo ataque ao organismo, feito pela mesma doença.
Isso ocorre quando o microorganismo não foi totalmente destruído no tratamento, o que possibilita a sua nova ação. Assim, é comum um paciente parecer estar totalmente curado e bem de saúde, mas volta a ficar doente logo. Esse quadro é acentuado caso a pessoa apresente um quadro de baixa resistência a infecções.
Existe tratamento para gripes?
De uma forma geral, recomendam-se atitudes de prevenção com relação à gripe, uma vez que, sendo um vírus, são comuns as mutações e não existe uma vacina definitiva. Vale lembrar que existem cerca de 200 vírus diferentes de gripe.
É possível recorrer a vacinas, mas vale ter em conta que elas valem apenas para 90% dos casos e é necessária aplicação anual para imunização. Os médicos utilizam dentro da profilaxia (prevenção) medicamenteos que melhoram as defesas do organismo, como imunoestimulantes ou imunomoduladores. Procure seu médico, que saberá orientá-lo corretamente sobre as providências as serem tomadas para prevenção.
Que cuidados tomar contra gripes?
Procure proporcionar boa ventilação em sua casa, para prevenir problemas respiratórios. Evite contato com odores fortes (cigarros, perfumes, talco, materiais de limpeza etc), que podem obstruir as vias aéreas;
Cubra sempre a boca ao tossir ou espirrar; lave as mãos e não utilize copos ou utensílios de outras pessoas;
Mantenha os medicamentos em locais sob temperatura controlada, livre de luz e umidade, fora do alcance de crianças. Armários de banheiro e cozinha são os lugares mais arriscados para estocar medicamentos. E, lembre-se: nunca coloque medicamentos na geladeira, a não ser que haja instruções claras a respeito.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Ambas causam coriza (secreção) e obstrução nasal, dor de garganta, cansaço e, às vezes, febre passageira. A real diferença entre elas é que os resfriados causasm complicações respiratórias leves em qualquer época do ano. Já as gripes ocorrem mais frequentemente no inverno, com sintomas mais intensos, como falta de apetite, dores musculares, tosse, rouquidão e mesmo dor de cabeça. Geralmente, os resfriados duram de três a sete dias, enquanto as gripes podem se estender por até duas semanas.