Pneumonia
É uma gripe séria, que não foi controlada, podendo tornar-se pneumonia ou bronquite. Algumas pneumonias e broncopneumonias podem, eventualmente, se agravar e mesmo levar o paciente à morte. De forma geral, elas são controladas rapidamente com tratamento adequado, mas, caso isso não ocorra, acabam por se transformar em recorrentes (ou recidivantes).
A pneumonia é um processo inflamatório que acomete o pulmão e é causado, na maioria das vezes, por bactérias, podendo estar associado à redução da defesa imunológica do corpo (baixa resistência do organismo).
Como é causada?
A exemplo de gripes e resfriados, a pneumonia e a bronquite são ocasionadas mais freqüentemente no inverno e são favorecidas pela poluição atmosférica. Na pneumonia de repetição, a chamada recidiva, a causa muitas vezes está na asma, creditada freqüentemente (por engano) como bronquite, pela similaridade dos sintomas (chiado no peito e falta de ar).
Os asmáticos podem pegar facilmente uma infecção, porque, geralmente, a causa é alérgica e as defesas do corpo ficam diminuídas, facilitando a entrada de germes.
Quais são os sintomas?
Febre, mal estar, irritação, falta de ar e dor no corpo.
Como tratar?
A exemplo de gripes e resfriados, os medicamentos prescritos são agentes que aumentam a defesa do organismo. O procedimento recomendado é sempre procurar um otorrinolaringologista para avaliação inicial. Apenas um médico poderá indicar um tratamento mais adequado para cada necessidade. "Nunca tome medicamentos sem o consentimento de seu médico; poderá ser prejudicial à sua saúde."