Vulvovaginite
O que é corrimento vaginal?
Corrimento é uma secreção natural produzida na vagina (originária das trompas, do útero, da parede vaginal e das glândulas vaginais), em pequena quantidade, com aspecto claro e odor característico. O corrimento vaginal pode ser normal ou patológico.
O que caracteriza o corrimento vaginal patológico?
O corrimento vaginal torna-se anormal quando há um desequilíbrio entre os diferentes microorganismos que habitualmente se encontram na vagina (bactérias e fungos) causando uma inflamação da vagina (vaginite).
Quando a vagina está inflamada o aspecto do corrimento altera-se, tornando-se mais abundante, com cor branca ou amarelo-esverdeada e com um odor intenso e incómodo. O corrimento anormal geralmente aparece associado a sintomas locais como comichão, ardor ao urinar e dor durante as relações sexuais.
Como ocorre o corrimento patológico?
A flora vaginal é composta por bactérias, principalmente por lactobacilos (90 %), que convertem o glicogênio em ácido láctico, o que mantém a vagina em um PH ácido ( 3,8 a 4,2 ). Qualquer fator que leve a uma mudança da flora bacteriana ( hábitos de higiene, atividade sexual, uso de antibióticos ), ou a uma mudança do PH vaginal (diminuição de estrógeno) pode causar um processo inflamatório local, a vulvovaginite, onde o corrimento é o principal sintoma.
Quais os sintomas mais freqüentes?
Queimação local, prurido, dispareunia, edema vulvar e corrimento, geralmente com odor fétido.
Quais os agentes infecciosos que causam corrimento?
A vaginose bacteriana que representa cerca de 40 a 50 % das consultas, a Candidíase (25%) e a Tricomoníase (15%).
O que é a vaginose bacteriana?
É a infecção mais freqüente e está relacionada à presença da bactéria Gardnerella vaginalis, associada a bactérias anaeróbias, responsáveis pelo odor fétido do corrimento. Apresenta um corrimento branco-acinzentado com pequenas bolhas.
A candidíase vaginal provoca corrimento?
É a segunda maior causa de vulvovaginite. As leveduras do gênero Cândida tem cerca de 30 espécies, porém, a Candida albicans é a mais comum e a mais importante.