Farmácias do Povo
Informações
A Empresa
Entre em Contato
 
Cuide de Sua Saúde
Higiene Oral
Informações sobre Doenças
Qualidade de Vida
Saúde e Prevenção
 
Informações
Medicamentos
Terminologias
Artigos
Farmacêutico
 
A Empresa Artigos Medicamentos Entre em Contato
 

Adeus, acne!
Pele oleosa, cravos e espinhas são comuns durante a adolescência. Segundo a dermatologista Shirlei Borelli, 80% das pessoas nesta fase da vida tem algum grau de oleosidade ou acne. Mas nada de pânico. Atualmente existem inúmeros tratamentos e produtos aos quais se pode recorrer para controlar estes problemas. Uma das atitudes mais importantes é manter sempre o rosto limpo, tonificado e hidratado com produtos indicados especialmente para o seu tipo de pele e problema.
E, caso as erupções se agravem, é muito importante procurar o médico.
Derrubando mitos
Eles são conhecidos de todos e não há quem nunca tenha acreditado em pelo menos um. O mais corriqueiro é ouvir que chocolate dá espinha. Mas a médica garante: "Não existe nenhum trabalho científico no mundo que comprove que algum alimento provoque espinhas, nem mesmo o chocolate ou o amendoim. E também não é verdade que a masturbação faça isso".
Derrubados os mitos, é hora de olhar o histórico familiar, este sim um sinal válido para saber quais são suas chances de sofrer com a acne. "Se os pais ou tios do adolescente tiveram acne severa, é importante que o jovem vá ao médico assim que surgirem as primeiras lesões para começar a se tratar e evitar complicações no futuro", aconselha Shirlei.
Tratamentos
Os métodos para combater a acne são variados. Os mais utilizados são o uso de antibióticos ou isotretinoína de uso oral e/ou local e a utilização da chamada luz pulsada que provoca a destruição da bactéria causadora do problema.
Quem sofre com espinhas e cravos há algum tempo também pode recorrer a técnicas complementares, como peelings, microdermoabrasão e laser cirúrgico, que ajudam no tratamento e na redução de cicatrizes.
Cuidados Básicos
A adolescência é o momento de começar a se cuidar para ter uma pele saudável e bonita hoje e no futuro. Veja como:
Para controlar a oleosidade, evitar ou tratar a acne é imprescindível uma boa higienização. Pela manhã e à noite, não se esqueça de lavar o rosto com água fria e sabonete apropriado. Se a pele estiver muito oleosa, você pode lavar a região também à tarde, mas evite fazer isso mais do que três vezes ao dia, para não correr o risco de estimular ainda mais as glândulas sebáceas e acabar com o rosto ainda mais brilhante.
Depois de lavar, é necessário aplicar um tônico adstringente, hidratante e, durante o dia, filtro solar específico para a face. Quando aparecerem espinhas, você pode recorrer aos produtos secativos com ácido salicílico, por exemplo.
Nunca cutuque os cravos ou esprema as espinhas. Elas podem inflamar, aumentar de tamanho e deixar cicatrizes na sua pele.
Cuidado com o sol. Não se esqueça do filtro e não exagere. Um pouco de sol atua como cicatrizante, mas em excesso aumenta a oleosidade da pele.
Fonte:
http://www.jnjbrasil.com.br/noticia_full.asp?noticia=1905
Voltar

| Higiene Oral | Informações sobre Doenças | Qualidade de Vida | Saúde e Prevenção |
Rua Ulisses Cabral, 70 | Térreo | Centro | Sapucaia do Sul / RS | 93.220-000
(51) 474-8728 | contato@farmaciasdopovo.com.br

Criado e desenvolvido por lgdesign