Farmácias do Povo
Informações
A Empresa
Entre em Contato
 
Cuide de Sua Saúde
Higiene Oral
Informações sobre Doenças
Qualidade de Vida
Saúde e Prevenção
 
Informações
Medicamentos
Terminologias
Artigos
Farmacêutico
 
A Empresa Artigos Medicamentos Entre em Contato
 

A Caspa
Caspa é uma condição crônica, não inflamatória do couro cabeludo que se caracteriza pela descamação excessiva do tecido epitelial, muitas vezes acompanhada de coceira.
Acabando com os Mitos da Caspa
A Caspa não é contagiosa;
Ela não está associada a pessoas sujas; e
A caspa não é causada por certos xampus, produtos de beleza, etc.
Como a Caspa se Desenvolve
A pele do nosso couro cabeludo se repõe continuamente. Esse processo de regeneração das células até a sua total maturidade demora, em média, 28 dias.
Depois desse tempo, as células mortas se desprendem uma a uma, o que torna essa ação praticamente invisível.
A caspa é causada por um fungo chamado Pityrosporum ovale. Este fungo vive em equilíbrio no couro cabeludo desde os 7 anos de idade, ou seja, é normal ter este fungo.
A caspa ocorre quando esse equilíbrio é rompido e a quantidade de fungo aumenta. O Pityrosporum ovale produz substâncias químicas que irritam as células do couro cabeludo, diminuindo seu ciclo de vida.
Estas células passam a se repor até duas vezes mais rapidamente, se desprendendo em conjunto e tornando a caspa visível no cabelo e nas roupas.
A caspa atinge uma grande parte da população adulta e normalmente começa após a puberdade. Ela atinge igualmente homens e mulheres e se manifesta em todo tipo de cabelo, porém é mais freqüente em cabelos oleosos, grossos e que tenham pouca ventilação devido ao uso de capacetes, chapéus e bonés, ou em cabelos que não são lavados freqüentemente.
Existem várias teorias sobre a causa da caspa: a mudança de clima, o stress, a má alimentação, falta de vitaminas, entre outras. Entretanto, nenhuma delas é confirmada.
Por isso é importante ressaltar que NÃO existe a cura definitiva da caspa e, portanto, nenhum xampu pode prometer isto. A única ação dos xampus anticaspa é controlar, e temporariamente eliminar, a proliferação do fungo.
Na maioria dos casos, a caspa volta a aparecer se não for tratada de maneira preventiva por um xampu anticaspa.
Couro Cabeludo Normal
Em um couro cabeludo onde o Pityrosporum ovale está em equilíbrio, as células se desprendem uma a uma, em média a cada 28 dias, e são praticamente invisíveis a olho nu.
Couro Cabeludo com Caspa
Em um couro cabeludo com excesso de Pityrosporum ovale as células se desprendem todas juntas e muito mais rapidamente, transformando-se naqueles flocos visíveis de caspa, que são tão desagradáveis.
Quase Sempre a Casca se Intensifica Quando
O tempo fica mais frio - no inverno e no outono;
Estamos estressados;
Usamos capacetes, chapéus ou bonés; e
Nos alimentamos mal.
A Caspa tem Cura?
Assim como o odor da transpiração não pode ser eliminado para sempre, a caspa também não tem cura definitiva. Para que a caspa não o incomode mais, é preciso usar um xampu anticaspa preventivamente, pois esta é a única maneira de uma pessoa, que tem tendência a desenvolvê-la, manter o equilíbrio do fungo.
Fonte:
http://www.procter.com.br/pg/products/cuidados_beleza/head_mitos.html
Voltar

| Higiene Oral | Informações sobre Doenças | Qualidade de Vida | Saúde e Prevenção |
Rua Ulisses Cabral, 70 | Térreo | Centro | Sapucaia do Sul / RS | 93.220-000
(51) 474-8728 | contato@farmaciasdopovo.com.br

Criado e desenvolvido por lgdesign