Farmácias do Povo
Informações
A Empresa
Entre em Contato
 
Cuide de Sua Saúde
Higiene Oral
Informações sobre Doenças
Qualidade de Vida
Saúde e Prevenção
 
Informações
Medicamentos
Terminologias
Artigos
Farmacêutico
 
A Empresa Artigos Medicamentos Entre em Contato
 

TPM e Ciclo Menstrual
Todo mês o sofrimento se repete. Embora existam mais de 150 sintomas descritos, os mais frequentes são irritação, tensão, ansiedade, depressão, choro fácil, fadiga, dores musculares, inchaço nas mamas e na barriga e a insuportável enxaqueca. Esse conjunto de sintomas tem um nome bastante conhecido: TPM - Tensão Pré-Menstrual, a síndrome que atinge mais de um terço das mulheres brasileiras e que surge de 1 a 15 dias antes da menstruação, desaparecendo logo que ela termina. Apesar de não ser considerado doença, o distúrbio provoca enorme desconforto e preocupa os ginecologistas.
De acordo com as pesquisas realizadas, é possível levantar algumas hipóteses. Uma delas atribui ao desequilíbrio hormonal a responsabilidade por parte dos sintomas, como a retenção de líquidos e o comportamento mais agressivo. Outra, indica que a falta de vitaminas do complexo B inibe a produção de serotonina, uma substância que regula o sono e o humor e, portanto, provoca alterações psicológicas, como depressão e melancolia. Embora os especialistas se dividam em diferentes opiniões, todos concordam num aspecto: o fator determinante da TPM é o stress da vida moderna. Por isso, o melhor tratamento é a prevenção:
Fazer exercícios físicos com regularidade:
Eles liberam endorfinas que são calmantes naturais liberados pelo cérebro.
Dieta alimentar balanceada:
Diminuir o sal das refeições para não aumentar o inchaço do corpo;
Evitar café, pois ele aumenta a irritação e o nervosismo;
Optar por alimentos com substâncias diuréticas, como o melão e o chuchu;
Aumentar a auto-estima - converse com amigos e capriche no visual.
O mais importante é saber que TPM não é doença e que existem tratamentos específicos para cada conjunto de sintomas apresentado. Se a mulher se tratar de maneira adequada, vai melhorar a sua qualidade de vida e das pessoas que convivem com ela.
Ciclo Menstrual
Mulheres entre 12 e 49 anos geralmente sofrem uma transformação física chamada menstruação. Aproximadamente a cada 28 dias, um dos ovários libera um óvulo, que passa pelas trompas de falópio e se deposita no endométrio, o tecido que reveste o útero. Este se prepara para a concepção aumentando sua espessura, e a circulação de sangue aumenta significativamente para nutrir o feto. Se o óvulo não é fertilizado dentro de um número específico de dias, o útero se contrai expelindo o óvulo não fecundado e o endométrio, e o ciclo se repete. O fluxo menstrual é composto por sangue, endométrio dissolvido e mucosa vaginal. Em média, as mulheres expelem 40 ml de fluido a cada mês e o fluxo dura, em média, 5 dias. A idade e os métodos anticoncepcionais usados podem afetar o ciclo menstrual. O processo menstrual é muito íntimo e há uma grande "vergonha" social associada a ele. Por isso, o papel do absorvente higiênico é muito importante, pois não pode falhar. Apesar disso, 2/3 das consumidoras têm "acidentes" a cada período, levando as mulheres a experimentar sempre novos produtos. O conceito de proteção feminina vai além do processo menstrual. Entre os períodos menstruais, pequenas quantidades de mucosa e outros fluidos são expelidos. A quantidade desse fluxo pode ser comparada a algumas gotas e o fluido é incolor, de maneira que não mancharia a roupa tanto quanto o fluxo menstrual.
Fonte:
http://www.procter.com.br/pg/products/protecao_feminina/ciclo_menstrual.html
Voltar

| Higiene Oral | Informações sobre Doenças | Qualidade de Vida | Saúde e Prevenção |
Rua Ulisses Cabral, 70 | Térreo | Centro | Sapucaia do Sul / RS | 93.220-000
(51) 474-8728 | contato@farmaciasdopovo.com.br

Criado e desenvolvido por lgdesign