Farmácias do Povo
Informações
A Empresa
Entre em Contato
 
Cuide de Sua Saúde
Higiene Oral
Informações sobre Doenças
Qualidade de Vida
Saúde e Prevenção
 
Informações
Medicamentos
Terminologias
Artigos
Farmacêutico
 
A Empresa Artigos Medicamentos Entre em Contato
 
O Farmacêutico
Áreas de Atuação
Conselhos do Farmacêutico

Conselhos do Farmacêutico
Antes de Usar seu Medicamento:
Antes de usar qualquer medicamento, você deve contar a seu médico ou outro profissional da saúde:
Se você teve alguma vez uma alergia ou reação adversa incomum, quando usou qualquer medicamento, alimento ou outra substância, como pós amarelos ou sulfitos.
Se você está com alguma dieta especial de pouco sal ou pouco açúcar. Muitos remédios contém além dos ingredientes ativos, açúcar e álcool (ex. xaropes).
Se você está grávida ou se planeja ficar grávida. Certos medicamentos podem causar mal formações no feto ou outros problemas no recém-nascido. Em alguns medicamentos, a segurança para uso na gravidez não está bem estabelecida. O uso de qualquer medicamento durante a gravidez deve ser considerado cuidadosamente e deve ser bem conversado com o médico.
Se você está amamentando. Alguns medicamentos passam para o leite materno e causam efeitos indesejados no bebê.
Se você está usando ou usou algum medicamento ou dieta suplementar recentemente. Não esqueça daqueles usados sem a prescrição médica (aqueles de venda livre) que você usa para aliviar dores, laxativos, anti-ácidos, anticoncepcionais.
Se você tem algum outro problema médico, fora aquele que seu médico prescreveu o medicamento.
Se você tem dificuldades de lembrar coisas e de ler rótulos.
Estocagem de seus Medicamentos
É importante guardar seus medicamentos apropriadadmente. Regras para uma boa estocagem incluem:
Manter fora do alcance das crianças.
Manter os medicamentos em suas embalagens originais.
Guarde ao abrigo da luz em lugares frescos.
Não guarde cápsulas e comprimidos no banheiro, próximos as pias da cozinha ou outros lugares úmidos. Calor e umidade, podem causar quebra e degradação do medicamento.
Também, não deixe as rolhas de algodão dentro da embalagem do medicamento que tenha sido aberto.
Não congele seus medicamentos.
Não guarde medicamentos na geladeira a menos que seja orientado e necessário.
Não deixe seus medicamentos dentro de carros por longos períodos de tempo.
Não mantenha guardado medicamentos com data de validade vencida ou aqueles que não são mais necessários. Esteja certo que quando o jogou fora esteja fora do alcance das crianças. Voce poderá levar estes medicamentos ao hospital, posto de saúde mais próximo que dará o destino final correto a estes medicamentos.
Uso Apropriado de seus Medicamentos
Tome medicamentos somente quando prescritos, na hora certa e pelo tempo necessário que seu médico prescreveu. Se você está usando remédios por conta própria (não prescritos) siga as orientações da bula e consulte seu médico ou o farmacêutico.
Se você sente que seu medicamente não está "funcionando", consulte seu médico.
Nunca misture diferentes medicamentos numa mesma embalagem. Mantenha-os sempre na embalagem original, bem fechados, sem remover o rótulo pois nela há informações importantes.
Evite erros, não tome medicamentos no escuro. Sempre leia o rótulo antes de tomá-lo, especialmente se o prazo de validade não espirou . Na hora de comprar seu remédio tire suas dúvidas quanto a via de administração com o farmacêutico.
Medicamentos via oral (pela boca), em geral, devem ser tomados com um copo cheio de água. Alguns devem ser tomados com a comida, outros com estômago cheio. Se os medicamentos forem líquidos, tenha atenção e use corretamente a medida das doses. Observe se precisa ou não agitar antes de usar.
Cuidados Enquanto Usa Medicamento
Nunca dê seu medicamento a quem quer que seja. Ele foi prescrito para você e para seu problema e pode não ser o tratamento correto para outras pessoas.
Muitos medicamentos não devem ser tomados junto com outros ou com bebidas alcoólicas. Siga as instruções dos profissionais da saúde para evitar problemas.
Antes de fazer qualquer tipo de cirurgia (incluindo tratamento dentário) ou tratamentos de emergência, diga a seu médico ou dentista se voce está usando algum tipo de medicamento.
Se você acha que tomou uma overdose de qualquer medicamento ou se uma criança o tomou por acidente: ligue ao CIT - CENTRO DE INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS DE SUA CIDADE (PROCURE O NÚMERO NA LISTA TELEFÔNICA), e a seu médico. Tenha sempre estes números de telefone à mão e siga as instruções rigorosamente.
Efeitos Colaterais de seus Medicamentos
Para o tratamento de aguns sintomas específicos os medicamentos podem causar alguns efeitos indesejáveis. Alguns destes necessitam de atenção e outros não. É importante saber quais efeitos podem ocorrer e se forem importante notificá-los ao médico e ao farmacêutico.
Informações Adicionais
É uma boa idéia você aprender o nome dos medicamentos que você usa, escrevendo-os e guardando-os consigo.
Alguns medicamentos são vendidos somente com prescrição médica. Não espere que acabem, para ir ao médico e conseguir nova receita, principalmente aqueles remédios que você toma todos os dias.
Nunca fique com receio de perguntar e tirar dúvidas com relação aos medicamentos que você esta usando. Pergunte sempre.
Fonte:
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná.

| Medicamentos | Terminologias | Artigos | O Farmacêutico |
Rua Ulisses Cabral, 70 | Térreo | Centro | Sapucaia do Sul / RS | 93.220-000
(51) 474-8728 | contato@farmaciasdopovo.com.br

Criado e desenvolvido por lgdesign