Medicamentos Naturais
Genéricos

Medicamentos são produtos que tem por objetivo diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas.
Para que Servem?
Alívio dos sintomas: A maior parte dos medicamentos é usada para esta finalidade. Neste grupo estão os medicamentos que atuam contra dor, febre, inflamação, tosse, coriza, vômitos, náuseas, ansiedade, insônia, etc.
ATENÇÃO: Estes medicamentos cumprem os seus objetivos quando diminuem ou eliminam os sintomas. Isto não significa que as causas tenham sido eliminadas.
Cura das doenças: Alguns medicamentos destinam-se a eliminar as causas de doenças ou corrigir uma função corporal deficiente. Neste grupo estão os medicamentos contra infecção e infestações, como os antibióticos, sulfas, anti-helmínticos (contra vermes), antiprotozoários (contra malária, giardíase, amebíase), os suplementos hormonais, vitamínicos, minerais e enzimáticos, etc.
Prevenção de doenças: Outros medicamentos são utilizados para evitar doenças. Neste grupo estão os soros, vacinas, anti-sépticos, complementos vitamínicos, minerais e enzimáticos, profiláticos da cárie, etc. O uso de vacinas deve decorrer de programas de saúde pública, enquanto que complementos vitamínicos, enzimáticos e sais minerais destinam-se a suprir deficiências comprovadas. Os anti-sépticos têm uso mais amplo, fazendo parte dos primeiros socorros.
Diagnóstico: Medicamentos são também aqueles produtos aplicados no corpo com a finalidade de auxiliar o diagnóstico de doenças ou avaliar os funcionamentos de órgãos. Neste grupo estão os contrastes radiológicos (renal, hepático, digestivo, etc.), meios auxiliares para o diagnóstico oftalmológico e outros diagnósticos.
Referência Bibliográfica:
Livro "Cuidado com os Medicamentos" de Eloir Paulo Schenkel (organizador) Editora da Universidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2ª Edição Revista e Ampliada.

| Medicamentos | Terminologias | Artigos | O Farmacêutico |